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    Modelo de Gestão Interna de Projetos

    Conheça o padrão de gestão interna de projetos adotado pela Lúmine para suporte aos serviços profissionais de consultoria desenvolvidos para os seus Clientes.

    Veja a seguir ...

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    Necessidades e Objetivos

    A gestão de projetos, em linhas gerais, consiste da aplicação de conhecimentos, competências, ferramentas e técnicas sobre atividades de projeto visando alcançar ou superar as necessidades e expectativas dos responsáveis pelos resultados finais alcançados.

    O Modelo Lúmine Project para gestão interna de projetos foi criado como suporte integrado à prestação de serviços profissionais de consultoria, uma vez que o nosso relacionamento com os Clientes se dá na forma de projetos (veja diagrama esquemático na Figura 01, a seguir).

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    Dentre as necessidades a serem atendidas pelo modelo, podemos citar:

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    Aumento da confiança dos Clientes nos resultados das atividades do projeto, através do envolvimento dos mesmos no processo de tomada de decisões estratégicas e táticas.

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    Certificação quanto a compreensão dos objetivos de cada atividade, bem como dos processos envolvidos, de forma a promover a efetiva integração de toda equipe de projeto, incluindo os membros em nível gerencial.

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    Compartilhamento dos conhecimentos e experiências dos profissionais diretamente ligados ao Cliente, tanto no planejamento quanto na implementação das soluções de projeto.

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    Garantia total da transparência na execução das atividades e acesso irrestrito às informações coletadas e geradas durante o processo de desenvolvimento, além da divulgação sistemática de resultados intermediários e finais de projeto.

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    Facilitação da transferência de conhecimento, referente à administração de processos, gestão de recursos, análise e implementação de tecnologias, entre outras.

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    Promoção do desenvolvimento de soluções competitivas nas diferentes áreas de Negócio, atendendo às necessidades e requisitos identificados pelos Clientes tanto de curto quanto de longo prazo.

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    Acompanhamento do projeto em todo o seu ciclo de vida.

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    Otimização do esforço de desenvolvimento alinhado com as necessidades e justificativas de negócio.

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    Identificação das opções visando flexibilização de pontos de decisão.

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    Controle e justificativa de possíveis desvios do planejamento efetuado.

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    Garantia do desempenho dos canais de comunicação entre gerentes, desenvolvedores, responsáveis pelo projeto, usuários e Clientes.

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    Captura e compartilhamento das lições obtidas com o desenvolvimento deste projeto frente aos anteriores.

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    Suporte ao desenvolvimento de competências de negócio, comportamentais e técnicas pelos profissionais envolvidos, segundo suas necessidades.

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    Modelos de Referência

    Vários modelos de referência foram analisados com o objetivo de identificar aspectos complementares de gestão de projetos que poderiam ser incorporados na abodagem definida pela Lúmine, dentro os quais podemos citar:

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    Project Management Body of Knowledge (PMBOK)

    Desenvolvido pelo Project Management Institute (PMI), compreende 9 áreas de conhecimento sobre gerenciamento de projetos: Integração, Escopo, Tempo, Custos, Qualidade, Recursos Humanos, Comunicação, Riscos, Compras.

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    Capability Maturity Model Integration (CMMI)

    Desenvolvido pelo Software Engineering Institute (SEI), da Universidade Carnegie Mellon, define 5 metas genéricas: I-Alcançar Objetivos Específicos, II-Institucionalizar Processos Gerenciáveis, III-Formalmente Definidos, IV-Quantitativamente Administrados, V-Otimizados; especifica 22 processos com seus objetivos específicos, organizados em 4 grandes grupos: a)Gerenciamento de Projeto, b)Engenharia, c)Suporte, d)Gerecenciamento de Processo; estabelece uma classificação da capacidade de cada processo, considerando 5 níveis distintos: 0-Incompleto, 1- Executado, 2-Gerenciado, 3-Definido, 4-Gerenciado Quantitativamente, 5-Otimizado.

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    Agile Software Development Model (AGILE)

    Integra conceitos de outros modelos, como Lean Manufacturing e Seis Sigma, tendo por princípios: a)participação ativa dos stakeholders, b)modelamento inicial de alto nível, c)postergação da documentação, d)especificações executáveis, e)modelamento por iterações, f)nível de complexidade de artefatos o mais baixo possível, g)uso de vários modelos conforme necessidades, h)priorização de requisitos, i)concentração de informações em um único ponto, j)projeto orientado a testes.

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    PRojects IN Controleed Environment (PRINCE2)

    Suportado pelo Office of Government Commerce (OGC) da Inglaterra, é um método formado por cerca de 40 atividades, organizadas em 7 processos principais: 1-Lançamento, 2-Iniciação, 3-Direção, 4-Planejamento, 5-Controle, 6-Gerenciamento, 7-Encerramento.

    Observe que a utilização de modelos de desenvolvimento de software é muito oportuna, uma vez que o processo de suporte ao ciclo de vida de software nos ambientes corporativos é um dos mais complexos que podemos encontrar nas empresas.

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    Modelo Lúmine Project

    Com base nos modelos anteriormente apresentados, foi desenvolvido o Lúmine Project, que busca maximizar a geração de valores de negócio desde a primeira das muitas etapas de desenvolvimento, denominadas iterações, contando com a participação atuante dos responsáveis pelo projeto (stakeholders) em conjunto com os desenvolvedores (veja diagrama esquemático na Figura 02, a seguir).

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    Dentre as vantagens obtidas através do modelo proposto, podemos destacar:

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    Abordagem de desenvolvimento incremental gerando valor de negócio logo no início do projeto.

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    Modularidade em nível de processo adaptando-se a projetos grandes e pequenos.

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    Iterações como ciclos curtos e rápidos de verificação e correção, envolvendo menores esforços.

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    Cumprimento de metas de tempo e de investimentos a partir de classificação de prioridades para os requisitos de projeto.

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    Eliminação de atividades desnecessárias do processo de desenvolvimento.

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    Flexibilidade para redução de possíveis riscos não identificados inicialmente.

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    Adoção de processo convergente de atendimento aos requisitos de negócio.

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    Centrado na integração dos profissionais que fazem a diferença na qualidade final dos resultados.

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    Transparência das atividades, desempenhos, problemas e resultados efetivos.

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    Alta rastreabilidade entre problemas, itens de configuração e responsáveis.

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    Incentivo à melhoria contínua da qualidade durante o projeto e depois em novos projetos.

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    Documentos de Suporte

    Um projeto desenvolvido com base no Modelo Lúmine Project tem a sua materialização centrada em documentos que são preenchidos ao longo do ciclo de vida, cujos títulos são relacinados a seguir:

    • ACEITE DE PROJETO
    • AGENDA DE ATIVIDADES
    • ANÁLISE DE RISCOS
    • ANOTAÇÕES DE PROJETO
    • ARQUITETURA DE SOFTWARE
    • ATAS DE REUNIÃO
    • ATIVIDADES PRELIMINARES
    • CADASTRO DE ARTEFATOS
    • CADASTRO DE ATIVIDADES
    • CADASTRO DE BASES DE DADOS
    • CADASTRO DE CONTRATOS
    • CADASTRO DE CONTROLES
    • CADASTRO DE DOCUMENTOS
    • CADASTRO DE EMPRESAS
    • CADASTRO DE FORNCEDORES
    • CADASTRO DE INFRA-ESTRUTURAS
    • CADASTRO DE INTERFACES
    • CADASTRO DE MODELOS
    • CADASTRO DE POLÍTICAS E NORMAS
    • CADASTRO DE PROBLEMAS
    • CADASTRO DE PROCEDIMENTOS
    • CADASTRO DE PROCESSOS
    • CADASTRO DE PROFISSIONAIS
    • CADASTRO DE REGISTROS
    • CADASTRO DE REUNIÕES
    • CADASTRO DE REVISÕES
    • CADASTRO DE SISTEMAS
    • CASO DE USO
    • CONCEPÇÃO DE PROJETO
    • CONJUNTO DE CONFIGURAÇÃO
    • CONTROLE DE DOCUMENTOS
    • CRONOGRAMA DE PROJETO
    • DECLARAÇÃO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS
    • DESCRIÇÃO DO MODELO DE GESTÃO DE PROJETOS
    • EQUIPES DE TRABALHO
    • ESPECIFICAÇÃO FUNCIONAL
    • ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA
    • GLOSSÁRIO
    • IDENTIFICAÇÃO DE INTERESSE
    • INDICADORES CHAVES DE DESEMPENHO
    • ITENS DE CONFIGURAÇÃO
    • LISTA DE INCIDENTES
    • LISTA DE OBJETOS
    • LISTA DE PENDÊNCIAS
    • LISTA DE PROBLEMAS
    • LISTA DE REQUISITOS
    • LISTAS DE VERIFICAÇÃO
    • MENSAGENS DE COMUNICAÇÃO
    • NÃO-CONFORMIDADES
    • PERGUNTAS E RESPOSTAS FREQUENTES
    • PLANO DE CAPACITAÇÃO
    • PLANO DE COMUNICAÇÃO
    • PLANO DE INVESTIMENTOS
    • PLANO DE ITERAÇÃO
    • PLANO DE MANUTENÇÃO
    • PLANO DE PROJETO
    • PLANO DE QUALIDADE
    • PLANO EXECUTIVO DE PROJETO
    • PORTFOLIO DE RISCOS
    • QUESTIONÁRIOS
    • REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
    • REGISTRO DE APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS
    • REGISTRO DE ATIVIDADES
    • REGISTRO DE AUDITORIA
    • REGISTRO DE COMPRA
    • REGISTRO DE COMUNICAÇÃO
    • REGISTRO DE CONTRATAÇÃO
    • REGISTRO DE CONTROLE DE ACESSO
    • REGISTRO DE DECISÕES
    • REGISTRO DE DESPESAS
    • REGISTRO DE INCIDENTES
    • REGISTRO DE INTEGRAÇÃO E TESTES
    • REGISTRO DE LOCAÇÃO
    • REGISTRO DE TRANSPORTE
    • REGISTRO DE TREINAMENTO
    • REGISTRO DE VIAGENS
    • RELATÓRIO DE ENCERRAMENTO
    • RELATÓRIO DE GESTÃO DE PROJETO
    • RELATÓRIO DE PROGRESSO
    • REQUISIÇÃO DE MUDANÇA
    • REQUISIÇÃO DE RECURSOS
    • REQUISITOS PRELIMINARES
    • SEQUÊNCIA DE LEITURA
    • SOLICITAÇÃO DE MUDANÇA
    • SUPORTE À DECISÃO
    • TERMO DE ACEITAÇÃO
    • TERMO DE CONFIDENCIALIDADE
    • TERMO DE ENCERRAMENTO
    • TRANSIÇÃO
    • VISÃO DE PROJETO
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    Mais informações ...

    Você pode acessar mais informações institucionais sobre a Lúmine através dos links apresentados a seguir:

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    e ainda ...

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